quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Top 8: Estranhamentos do dia a dia

Logo que chegamos a Paris, uma série de pequenas coisas do dia a dia nos chamou bastante atenção. Com o tempo, e com idas ao supermercado, à feira e ao Picard (o supermercado só de congelados, isso para nós até que é meio estranho...), descobrimos mais alguns itens do cotidiano parisiense que não fazem parte da vida brasileira/gaúcha. Para dividir isso com vocês, nossxs leitorxs, resolvemos fazer uma lista das 10 utensílios mais très bizarre para nós (e/ou não fariam nenhum sentido no Brasil).


1. Gant de toilette


Essas são nada mais nada menos do que uma espécie de luva feita do mesmo material que as toalhas, e são utilizadas para fazer aquela higiene diária. Sabe aquela história do "banho de gato"? Eles usam essa toalhinha para isso. Se você vai no setor de toalhas das lojas, eles sempre estão ali do lado, como um item essencial. Quando chegamos ao apartamento, havia alguns pares reservados para gente, ainda estão intactos.


2. Varal interno


Já comentei anteriormente que os apartamentos são pequenos, assim não há área de serviço ou varal externo. Assim, só restam esses varais grandalhões aí de cima, alto e com rodinhas, que você fica levando de um lado para o outro pelo apê. E o mais bizarro é que a roupa seca...

3. Caderno



Sabe aquele caderno comum que a gente usa no Brasil, com aquelas linhas e talz? Esqueça. Aqui todos os cadernos (que eu vi até agora, pelo menos) são tipo cadernos de caligrafias, cheio de linhas que indicam os "limites" para sua letra (o que para mim, uma canhota com letra ilegível, tem sido traumático).

4. Cigarros eletrônicos


Aqui os cigarros eletrônicos são um sucesso: há em qualquer canto para vender e é muito comum ver as pessoas nas ruas se deliciando com essas "canetinhas" aí. No Brasil, nunca tinha visto ele em ação.


5. Coelho (imagens fortes!)



Bom, a gente está bem acostumado a ver carnes expostas em açougues, mas no Brasil a gente vê gado, porco, frango e lá de vez em quando algum cordeiro. Mas o bicho inteiro, acho que só frango mesmo (e a sempre macabra cabeça de porco). Aqui, diferentemente, há muito mais variedade de carne nos açougues (que parecem boutiques de carne), inclusive o nosso amigo coelho, ali exposto, inteirinho - e com o fígado pra fora. É daqueles momentos que dá vontade de parar de comer carne...

6. Sopa fria


 Sopa fria vendida como suco em caixinha. E de pimentão. Não vou nem comentar.

7.  Capa de edredom


Não sei se são em todos os lugares, mas aqui no apê o jogo de lençol é formado por um lençol para o colchão, as fronhas e uma capa de edredom, que imita um lençol, funcionando como uma grande fronha do edredom. A chatice é trocar a maldita capa....

8.  Tomadas


Aqui talvez o estranho seja que a gente, no Brasil, nunca adotou essa, já que trocamos de padrão várias vezes..

Enfim, esses são alguns dos nossos pequenos estranhamentos diários. Alguns a gente já se acostumou (o varal, por exemplo, é uma maravilha - ainda mais se combinado ao clima seco da cidade). Outros, para mim, são um crime contra a humanidade (estou falando com você, sopa de pimentão gelada!). Mas dá para dizer que já conseguimos encarar algumas dessas bizarrices com certa normalidade...e uma dosezinha de zueira, porque ninguém é de ferro.

Um comentário:

  1. I believe eleaf icare 2 in stock is one powerful e cigs, that produces more vapor than you'll ever need. On the other hand, it is quite a simple product as well, really easy to use. To sum it up, uwell valyrian atomizer in stock works great and lasts for a long time. Definitely our #1 pick electronic cigarette and we vape it all the time.

    ResponderExcluir