domingo, 19 de outubro de 2014

Lapin: uma experiência

Já postamos aqui a nossa receita de Coq au vin algumas semanas atrás, o "galo no vinho" deles, que fizemos com frango mesmo porque galo, bem... soa estranho. Depois disso, chegamos a nos aventurar pelo Boeuf Bourguignon, que no fundo é uma carne de panela cozida no vinho (e que tem seu valor). Ontem, fomos um pouco mais longe na culinária francesa e fizemos um Lapin au vin blanc, que em bom português é "Coelho ao vinho branco".

Confessar-vos-ei que fui a entusiasta da empreitada (apesar de sentir uma certa vergonha em comer o dito). O Fernando ponderou mas eu insisti: quando vamos poder comer lapin de novo? Nunca. Todos de acordo, achamos essa receita aqui que nos pareceu ok (e não segui à risca, claro, porque eu nunca sigo à risca uma receita). Temíamos o preço da carne, mas fomos surpreendidos com uma promoção: de 10 por 6,50 euros uma bandeja com quatro coxas do seu lapin, mais do que suficiente para o prato. Mas vamos à receita em si:



Ingredientes:

4 coxas de lapin (depende da fome da galera e do acompanhamento)
50 gramas de bacon defumado
1 taça de vinho branco ( o indicado é o Muscat, mas dá para substituir por outro vinho branco não muito ácido)
1 cebola
1 colh. manteiga
1 colh. azeite de oliva
1 buquê garni (no post sobre o Coq au vin falamos dele: é um combinado de ervas específicas)
1 colh. pequena de mostarda
1 tablete de caldo de galinha diluído em 500 ml d'água
100 gramas de cogumelo Paris
1 caixinha de creme de leite
Farinha de trigo, sal, pimenta preta.

Modo de preparo:
Aqueça a manteiga e o azeite em uma panela, frite o bacon. Assim que eles estiverem douradinhos, retire e reserve. Na mesma panela, com a gordura do bacon e da manteiga/óleo, frite os lapins e a cebola até dourar. Depois de dourados, mantenha-os na panela e salpique sal, pimenta e farinha de trigo (pouco) nas coxas. Feito isso, baixe o fogo, coloque o vinho, a água com o caldo, a mostarda e o garni. Deixe cozinhar por cerca de 1h30, sempre cuidando para não secar. Caso seque, coloque mais água. Depois desse tempo, coloque os cogumelos fatiados e o bacon que você havia reservado. Cozinhe mais uns 30 minutos. Passado esse tempo, retire as coxas e reserve. Coloque o creme de leite e deixe ele reduzir um pouco. Depois, devolva as coxas para a panela e voilá! Está pronto o Lapin au vin blanc. Nós fizemos como acompanhamento batatas, mas arroz também seria uma boa.




O nosso veredito de ontem foi mais positivo do que negativo: o molho é delicioso, e pensamos que o coelhinho pode ser substituído por frango, por exemplo. Mas o lapin em si não ganhou fãs aqui não. Se a princípio ele parece uma carne suave, conforme você vai comendo percebe que ela não é tanto assim e tem um sabor bem característico. Além disso, utilizamos o buquê garni pronto (como um tablete de caldo de galinha): muito condimentado e salgado. Mas o pior foi hoje: dia dedicado a saborear uma azia toda especial (salve estomazil!), que credito sobretudo ao lapin e ao garni. 

O que aprendi sobre isso? Sem lapins e garnis condimentados. O que tenho aprendido até agora sobre a culinária local? Cozidos com vinhos e conhaques são uma grande pedida por aqui. Sem coelhos e sem garnis, daqui a pouco estou pronta para outra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário