terça-feira, 21 de outubro de 2014

Top 8: Estranhamentos do dia a dia (parte II)

Bom, esse post, além de dividir com vocês estranhamentos do cotidiano francês, é também para mostrar algumas engenhosidades do pessoal daqui e, claro, as curiosidades que se apresentam para gente (algumas bem positivas, é claro).

1. O "caminhão de mudança":

Conforme já comentamos em outros momentos, os espaços físicos aqui tendem a ser bem pequenos (no elevador do prédio, por exemplo, cabe só duas pessoas, magras). Assim, como fazer uma mudança em espaços tão reduzidos? Ora! Pela janela!

Essa escada sobe e desce com a sua mudança lindamente encaixotada.

2. Carro elétrico para alugar.

Sabe as bicicletas aí de POA para alugar? Aqui tem também, há muito tempo. Mas sabe o que tem também? Carro para alugar em um sistema bem parecido, e ele ainda é elétrico! Aqui você pode ler (em francês ou inglês) como funciona. 


3. Prefeituras distritais

Aqui cada arrodissement tem uma prefeitura que é a responsável pelo bairro. Elas oferecem desde aulas de línguas e artesanato, até festinhas e feiras pelo bairro. E, claro, cuidam das pendengas diárias da mini-cidade que é cada bairro aqui.

Prefeitura do 15e, o nosso arrodissement.
4. As sacolinhas do super

Sabe aquela história de não usar sacola plástica no supermercado? Aqui eles levam a sério. Como? Cobrando a sacolinha no super, míseros 0,03 centavos, mas, principalmente, fazendo ela de PÉSSIMA qualidade. Assim, você acaba por sempre ter uma sacola esperta do Monoprix, ou do Leader Price, ou do Picard à mão. 

Sac transada do Monoprix (o Zaffari deles)
5. Nutella

Todos amamos: no pão, na colher e no crepe, claro. Eles amam tanto que você pode comprar Nutella de 1kg no super.

6. Aquecimento

Estamos no outono europeu e as temperaturas têm oscilado entre 12 e 20 graus, mais ou menos (parece o inverno de POA, mas sem umidade). Como o inverno aqui tende a ser mais frio do que isso, todos os lugares têm aquecedores, o que quase todo mundo já sabe. Mas os aquecedores são levados a sério demais por aqui: além de você ter eles em todos os ambientes do apartamento (a gente tem três em 40 metros/quadrados), e do prédio, ele está em todos os lugares! O único lugar que dá para sentir frio, por ora, é na rua mesmo. De resto, dá até para usar uma manga curta.

Os aquecedores são esses. O prédio é o responsável por ligar o central e a gente regula no apê se quer ou não, mas isso só a partir de metade de outubro, porque esses aquecedores não são nada ecológicos.

7. Água quente

Como eles levam o frio muito a sério, todas as torneiras/chuveiros tem a opção ESCALDAR na temperatura. Até para chimarrão essa água é quente demais, mas daí é só regular. Para lavar louça é uma delícia.

Do lado da bolinha azul, há uma bolinha vermelha, que não dá para ver muito bem, é ela a responsável pela água quente ou escaldante diária.

8. Lixo para garrafas.

Além de ser separado dos outros lixos, o lixo para garrafas está nos espaços públicos porque vai que você está passando com seu vinho/cerveja e precisa de um lixo?

Aquele círculo em branco é a "boca do lixo".
Alguns desses estranhamentos bem que podiam ser inseridos no nosso cotidiano brasileiro, gentes. Ia ser demais comer um pote de Nutella, lavar louça com água pelando, alugar um carro elétrico e jogar fora uma garrafa de vinho na lixeira para reciclar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário