quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Na terra do Tintin - parte I

Já comentamos em outro post que uma das qualidades de Paris é estar no centro da Europa Ocidental: em um raio de 2 horas de avião eu posso estar em Roma, Barcelona, Berlim etc. e em um raio de 4 horas de ônibus eu posso estar mais pertinho do sul da França ou em Bruxelas, por eas ainda é cedo para falar, mas a primeira 

Essas distâncias são impensáveis no Brasil: moro a 600 km dos meus pais, precisando assim ficar 8 miseráveis horas em um ônibus para chegar até eles. Aqui, com esse tempo, dá para atravessar a Bélgica e chegar na Holanda.

Soma-se a isso o fato de que aqui há inúmeras opções de low cost, principalmente se você comprar com antecedência (eles já estão anunciando as passagens para o verão de 2015). Já sabíamos das famosas empresas aéreas Easyjet e  Ryanair: com 40 euros você pode viajar para diversos lugares (mas sem mala porque isso não está incluído no valor). Há também as viagens de trem, que via de regra são mais caras que a passagem de avião e ônibus low cost, com algumas promoções ao longo do ano e com os preços de ocasião que são oferecidos volta e meia.

Mas o primeiro post sobre mochilão não é sobre aviões ou trens, e sim sobre a já amada empresa de ônibus Megabus. Estávamos umas semana atrás dando uma olhada em preços de passagens quando fomos parar no site da empresa, que faz diversos destinos na Inglaterra e recentemente começou a fazer outros destinos na Europa, como Paris. Alguns amigos que já moraram por aqui haviam nos alertado sobre a pechincha que poderia ser uma viagem para Bruxelas ou Amsterdã de ônibus, por exemplo. Vimos em sites reclamações do tipo: os ônibus não são confortáveis, faça só viagens curtas, etc. e tal. Fomos ver os preços e compará-los, já que aqui há variação dependendo da data. Foi aí que veio a surpresa: Paris-Bélgica, ida e volta, para duas pessoas, 4,50 euros. Algo  torno de 15 reais hoje. Claro que compramos, temendo muito pela qualidade do ônibus e tudo mais.

Hoje de manhã partíamos de Porte Maillot, bastava pegar o metrô (duas linhas) que estávamos lá e assim o fizemos. Chegando lá, precisávamos achar o Coach Parc, que nos exigiu um certo esforço, visto que o pessoal aqui às vezes esquece de colocar a sinalização. Quando enfim achamos o dito tivemos outra grata surpresa: o ônibus era ótimo, deixando qualquer Planalto no chinelo (o sinal da internet não era 100 por centa, mas por esse preço...). Mas atenção: não recomendado para viagens longas, o banco não reclina quase nada, ficando difícil tirar aquela soneca.

Fora isso, vale muito. Fica a dica para quem estiver ou for para algum lugar que esteja na rede do Megabus: Londres, Paris, Bruxelas, Amsterdã, Lile etc.. Se voce estiver acostumado a viajar de ônibus e estiver com tempo, vale até para distâncias maiores. Pelo que vi eles estão com uma série de passagens a 1euro.


Sobre Bruxelas: cedo para maiores comentários, mas já dá para dizer que eles são bem diferentes dos franceses... Achamos até que eles são mais zueiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário