domingo, 12 de outubro de 2014

Na terra do Tintin (parte III)

Bruxelas certamente não é um dos destinos mais procurados na Europa, via de regra ela acaba entrando nos roteiros de quem vai para Amsterdam, ou está em Paris. Mas eu acho que ela merece muito mais do que isso. Assim, vou compartilhar com vocês uma lista dos 10 motivos para achar Bruxelas muito afudê <3

1) Xs belgas: elxs são solícitxs, atenciosxs, queridxs e bem-humoradxs. Elexs estão a fim de ajudar e inclusive de conversar com você. Depois de 40 dias com os franceses, é bom se sentir amada de novamente <3.

2) O estilo de vida "easy-going": ou seja, aqui está todo mundo de boa, sem stress, sem afetações. Essa é a imagem que eles querem vender para os turistas. E é muito fácil comprá-la.

3) A cerveja: o Fernando já falou ontem por isso não vou nem me estender, mas reitero que aqui é o paraíso dos amantes da cerveja. E faz a gente pensar que no Brasil a gente toma suco de repolho fermentado, nada mais.

4) As fritas: foi aqui que elas nasceram e é aqui que você pode comer ela igual você come pipoca de carrocinha no Brasil, no saquinho. É realmente deliciosa e sequinha e crocante... Cuidado que elas vêm com molho e não é pouco não. Destaque para um lanchinho chamado metraillete, que é basicamente um baguete recheado com hambúrguer, molho e muita batata frita!

Fritas com catchup

Metraillete
5) Waffles: esqueça os que você já comeu no Brasil, não dá nem para o começo. Belga de nascença, o waffle aqui é banhado por calda de nutela, ou chocolate, ou coberto com morangos e mais chocolate, ou chantilly... Uma bomba de glicose deliciosa!

Acredite: há waffles embaixo dessa nutella toda...

6) Frutos do mar: para xs amantes de mariscos, lagosta, camarão e companhia, este é o lugar certo. Não chega a ser barato, mas comparado com o Brasil é OK. A gente não arriscou, mas baldes de mariscos fazem sucesso aqui.

7) Museu dos quadrinhos: o museu em si não é nada demais (mas vale a visita), o mais interessante é refletir sobre o que é a história em quadrinhos para eles, assunto muito sério. Aqui eles transformam tudo em uma história em quadrinhos, inclusive debates políticos.


8) Atomium: a torre Eiffel de Bruxelas (risas) é um grande átomo simpático, e que parece dizer muito sobre os belgas... Dá para entrar nele, mas a vista de fora foi suficiente para nós.




9) Manneken Pis: outro cartão postal da cidade, que nada mais é do que a estátua de um menino fazendo pipi (e bem pequena). Esses belgas...


10) O chocolate: de todos os jeitos e preços, de marcas famosas e de marcas mais chinelonas, ele é uma delícia. O chocolate quente, então? Supèrbe!


Sobre autocrítica: estávamos curiosos para saber se haveria alguma menção sobre o Congo belga por aqui. Achamos uma exposição sobre a campanha publicitária da época da colonização. Não conseguimos ir, mas pareceu uma pista de que não é assunto apagado. Ainda assim, é um dos maiores genocídios da era moderna, então um pouco mais de autocrítica não cairia mal (não que essa seja uma característica européia...)

Dicas para turista:

1) Onde ficar: ficamos no hostel Jacques Brel, bem localizado, espaçoso e com um café da manhã bem honesto. 

2) Onde comer fritas e wafles: na rua Tabora há alguns lugares bem movimentados para se experimentar as especialidades da casa. São baquinhas que você reconhece de longe, já que sempre têm fila. A de fritas é a Tabora Friteria e a de waffles, que vou ficar devendo o nome, fica bem em frente.

3) Onde beber: andarilhamos em vários bares nas duas noites e gostamos do famoso Café Delirium, vale a visita. Mas além dele recomendamos o A la morte subite, que faz suas próprias cervejas; o Aux bon vieux temps, que é lindinho; o A l'Imaige Nostre-Dame, que é no caminho para o Aux bon vieux temps; o L'Archiduc, que é um bar de jazz dos anos 30;  não recomendamos o Le Cirio, que é super recomendado no Trip Advisor, mas onde fomos muito mal atendidos.

E por fim: converse com xs belgas: elxs estão afim de papo e têm um francês muito mais fácil de compreender. Se você não fala francês, pode ser em inglês mesmo ou misture tudo, aqui eles também fazem isso com o francês e o holandês. Assim você vai aproveitar a melhor parte da cidade: as pessoas.

PS: No meu Google Plus (só clicar no meu nome ali do lado) há mais fotos de Bruxelas para quem quiser ver :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário