sábado, 13 de dezembro de 2014

Em busca da ceia perfeita

Tanto o Fernando quanto eu, temos problemas com os ditos pratos tradicionais de Natal no Brasil. Peru assado? Porco frio? Passas em tudo? Panetone? De-tes-to. Assim, para o meu estômago, prefiro o churrasco do dia 25/12 à ceia do 24/12, que para o meu paladar só é bom na hora da sobremesa. Como a data começa a se aproximar, comecei a dar uma procurada no que seria uma ceia tradicional francesa de natal e descobri algumas coisas, conversando com o pessoal e pesquisando na internet e vou dividir algumas descobertas com vocês:

1) Ceia de Natal é como quase tudo por aqui: uma cerimônia. Assim, você tem primeiro os aperitivos, depois a entrada, depois o prato principal (com uma salada), depois os queijos (!!!!!), depois a sobremesa e depois um café com biscoitos. Só de escrever já me senti satisfeita.

2) Foie gras é um clássico: o patê de fígado de pato/ganso (o último é suuuper tradicional) metido a besta é o queridinho da ceia francesa, sendo servido na entrada (após os aperitivos) com um geleia de figo, por exemplo, e umas torradinhas especiais para ele. O mais bizarro é que ele não é tão caro assim e já ando pensando em comprar um pouquinho para experimentar na ceia.

Olhando assim, nem parece tão nojento

3) Ostras: desde o início do mês elas estão por todos os lugares para vender e são consideradas relativamente tradicionais para a ceia natalina. Elas são comuns da Bretanha, mas não sei bem como se prepara. Se for para comer crua, dispenso.

4) Eles comem peru como prato principal também, mas parece que salmão também agrada bastante. Mas o mais normal pelo visto é rechear os bichinhos com molhos agridoces. E o mais interessante é que é tudo assado mesmo. Salmão ou peru, aqui não tem espaço para comida fria (faz sentido, dado que a temperatura no natal não deve passar dos 5 graus).

5) Bûche de Nöel: em bom português, "lenha/tronco de natal", é a sobremesa típica. Ela é como uma bolo (a gente chamaria de rocambole), mas também pode ser uma torta de sorvete e tem de vários sabores, a maioria combinada com chocolate. Mal posso esperar para provar essas delícias!

Como um rocambole

Essa é do Picard, geladinha

6) O Picard salva a todos, sempre. Se você não sabe fazer lhufas na cozinha e quer fazer uma ceia bem típica é só ir no Picard, o super de congelados deles, e pronto! Tem absolutamente tudo lá! Não vai sair barato, mas vai sair bem gostosinho com certeza. E menos trabalhoso, claro.

PS: O Fernando ficou fazendo bullying comigo porque em Porto Alegre, segundo ele, o pessoal não come churrasco no dia 25/12. Não sabem o que estão perdendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário