domingo, 14 de dezembro de 2014

Bandinhas

Aqui às vezes acontece da gente estar andando na rua e os artistas começarem a tocar um sonzinho. Músicos de diferentes partes do mundo tentam vir para Paris e seguir o sonho de viver com a sua música. Contudo, nem todo mundo consegue. É comum ver uma galera sem muito recurso no metrô lá, com a sua sanfoninha já toda baleada, tentando tocar um La vie en Rose e sendo solenemente ignorado pela geral que não tá nem aí.

Mas tem coisas bizarras também. Num trem que pegamos que passava perto da Torre Eiffel, um cara tocou na sanfona um "Ai, se eu te pego" rasgado e, apesar de não ter comovido a platéia, eu e a Juliane demos um risinho maroto entre nós. Outros, por exemplo, tocam músicas espanholas - e em um deles a artista trouxe até as castanholas para acompanhar o outro músico, que tocava um violão furioso em meio aos sacolejos do trem.

Sorbonne ao fundo

E às vezes...às vezes a gente tá no meio da rua, passando pertinho da Paris IV, quando de repente escuta uma música, uma espécie de bandinha tocando um jazz. E nossa, que doideira! Era uma bandinha de jovens músicos que tocavam um repertório bem variado e todos enfeitados com coisinhas de natal. Chegaram a tocar o clássico do rock I love rock n' roll, da Joan Jett, num arranjo bem legalzinho.





Em Praga, nos finais de semana (quando a cidade é realmente tomada por turistas), as bandinhas de jazz se instalam na ponte Carlos IV e tocam um jazz meio old school, uma coisa meio bepop, mas cheio de apetrechos (um deles tocou com cristais, já outra banda tocou com uma espécie de tábua de lavar roupa - que fazia um som semelhante ao do nosso "reco-reco" brasileiro).



Aqui na Europa, nem sempre a gente acaba dando bola para as bandinhas. A gente tem isso no Brasil, afinal de contas...nem sempre é uma grande novidade e nem sempre o repertório agrada. Mas nesses casos aí que eu falei, não teve como não lembrar da simpaticíssima big band holandesa que, durante a Copa fez uma apresentação ali no viaduto da Borges de Medeiros, em Porto Alegre. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário