quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Dia de chuva, dia de madeleines

O escritor francês Marcel Proust é que veio com essa história das madeleines aí. Na sua obra mais famosa, Em busca do tempo perdido,  logo no primeiro capítulo, o narrador vai comer as tais madeleines num chá e só de sentir o cheiro e o gosto, ele já recapitula toda a infância dele. E, mesmo sabendo dessa história, a gente ainda não tinha comido uma única madeleine aqui em Paris.

Mas o que diabos é uma madeleine?

Bom, a madeleine nada mais é do que um bolinho. Ela é feita mais ou menos como alguém faria um bolo no Rio Grande do Sul, mas ao invés de fazer numa travessa, eles fazem em assadeiras com formatos individuais. Assim, tem madeleine redonda, chata, cumprida...de tudo quanto é tamanho. A mais tradicional é aquela insonsinha, mas têm umas de chocolate e outros sabores também. Ela não costuma ter recheio e é ideal para acompanhar um chá - pelo menos é o que achava o Proust.



Como hoje o dia era de trabalho e ele estava nublado, com um chuvisco murrinha molhando as ruas, parecia uma boa ideia comprar finalmente umas madeleines para experimentar. Contudo, não é comum ter esses bolinhos na padaria. Então, o jeito é ir no super e comprar um belo saco de 400g (calma, gente, tem saquinhos menores). E, como eu não gosto de chá, a madeleine serviu como acompanhamento para um café mesmo.

E o pior é que é um bolinho bem gostoso! Excelente com café preto! Não é um bolinho de chuva (até porque, fritura torna tudo melhor, claro), mas é uma boa pedida para esses dias frios e chuvosos de outono que estamos passando por aqui. E no final das contas, até me empolguei e descolei uma receita (embora pareça tão mais fácil comprar o pronto no mercado...):

Ingredientes:
- 3 ovos,
- 150g de açúcar,
- 200g de farinha,
- 2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira,
- 8g de fermento químico,
- 100g de manteiga,
- 50g de leite (ou meio copo).

Como fazer:
Parece fácil. Primeiro você derrete a manteiga e reserva ela. Enquanto isso, bata os ovos com o açúcar até ficar uma mistura branca homogênea. Adicione 40g de leite e a água de flor de laranjeira e misture. Por fim, adicione a farinha e o fermento.

Unte as formas com manteiga e despeje a mistura. Quando colocar no forno tem que ficar ligado: 240º nos primeiros 5 minutos e 200º nos últimos dez minutos.

Claro que eu não fiz essa receita(inclusive tirei ela daqui), mas quem quiser testar, fique à vontade e nos convide.


Um comentário: