domingo, 30 de novembro de 2014

Cidade luz, cidade luzinhas

Acenderam as luzinhas de Natal em Paris (eeeeeh!)! Então esse será um post curtinho para falar do encantamento com as luzinhas na cidade luz. Bem, na verdade o nosso encanto é mais meu do que do Fernando, mas a informação é essa, gente: a cidade ficou mais iluminada e mais bonitinha!

Paris é, de fato, a "Cidade Luz". Em qualquer viela, a iluminação é superintensa, sempre com um brilho amarelo dourado forte nas ruas. Em algumas boulevards principais, o neon também contribui para esse brilho intenso. E, é claro, tem a torre Eiffel. Agora para o final do ano ela acende mais cedo (já que escurece mais cedo também), e faz um pequeno espetáculo de luzes a cada hora. Para o Natal em si, parece que rola uma iluminação especial.

Aqui na nossa rua, as primeiras luzinhas foram colocadas. São meio pobrinhas comparadas com a das avenidas principais, mas têm seu charme. Já as da Vaugirard e da Convention (as principais ruas aqui ao nosso redor) são bem mais suntuosas. E elas têm também uns penduricalhos que parecem brilhar o dia todo - e não só durante a noite.

Rue Dombasle, simples mas honesta.

Vaugirard, dando um ostentada.

Se você caminhar por muitos bairros verá que essas iluminações estão por toda parte e cada uma com um estilo diferente. Imagino eu que isso seja trabalho das "Mairies", as prefeituras dos distritos.

Uma das ruas laterais a Champs Elysées
Mas a grande estrela da iluminação é a avenida Champs Elysées mesmo. Há todo um alvoroço na sua inauguração. Esse ano quem apertou o botão para as luzes brilharem foi o Omar Sy, astro do filme "Os intocáveis" (2011), que é celebridade-mor por aqui.

Champs Elysées, ao fundo a roda gigante da Place de La Concorde






Nos dias 24 e 31 de dezembro as luzes farão um showzinho surpresa para comemorar a data. A gente não sabe ainda o que que é, mas acreditem: ver a cidade luz cheia de luzinhas dá até uma ansiedade pelas festas de fim de ano!


Nenhum comentário:

Postar um comentário