domingo, 23 de novembro de 2014

Rapidinhas parisienses: Gotas de Cristal

Os franceses são super criteriosos para comidas e bebidas, assim tudo tem nome controlado de acordo com regras específicas, regiões específicas, etc., por isso aquela história de que você nunca tomou champagne, só espumante, pois aquela só é fabricada na região de Champagne, na França (a mesma coisa com "cognac", "armagnac" e afins). No Brasil, elas são bem caras, e aqui não são baratas. Para vocês terem uma ideia, uma garrafa barata de champagne custa uns 15 euros aqui (no site do Monoprix dá para ter uma ideia dos preços), enquanto você pode comprar uma Freixenet Cordon Negro, que é uma espumante, por 6 euros, uma maravilha! Fora que as espumantes que custam uns 4 euros, tipo a "Café de Paris", são bem honestas.


Mas e será que as champagnes são tão melhores assim? Bem, arrisco dizer que as de preço mais acessíveis, não são melhores que as espumantes não. Tivemos a oportunidade de beber uma e achamos que não valeu o preço, principalmente porque não vimos muita diferença entre ela e as espumantes... Claro que não bebemos nenhuma bam-bam das champagnes, mas deu para perceber que ela é a irmã metida a MAIS fina da espumante, só porque é francesa...

Nota mental para as festas de fim de ano: deitar-e-rolar na Freixenet e na Café Paris. Deixemos os puristas com as suas champagnes, porque dá para curtir bem as "Gotas de Cristal" parisienses.


3 comentários:

  1. Um francês me disse que champagne boa mesmo não custa menos de 40 euros, mas garantiu que valia a pena. Como nunca gostei de espumante, nem pensei em experimentar. Agora, uma coisa que me surpreendeu muito foi a "sidra da bretanha". Se puderem, experimentem. Tem umas bem estilo artesanal, que são realmente muito boas!

    ResponderExcluir
  2. Sidra é bem gostosa...vale a pena experimentar.

    ResponderExcluir
  3. Vou procurar essa Sidra, aí, porque champagne a 40 euros nessa viagem não vai rolar :P

    ResponderExcluir