quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Tudo acaba (ou começa) em pizza

A gente sabe que é chato só falar de comida. Mas deixem a gente se explicar: em Paris, a gente não come pizza na rua. Geralmente ela custa 10 euros e, apesar de servir bem, é carinha na relação custo-benefício. Imaginem que dá para comprar boas pizzas congeladas por menos de 3 euros, então já viu, né?

Aqui em Roma a gente tem tirado o pé da lama e comemos pizza em quase toda refeição. O segredo é pedir o taglio de pizza, que custa entre 1 a 2 euros a cada 100g. O máximo que você vai pagar é 4 euros - e isso tem mais a ver com zona turística do que com qualidade. E acreditem: um taglio de 200g já vale uma refeição!

Eles têm também a pizza redonda (que custa, em média, de 2 a 6 euros), que servem em restaurantes e parece deliciosa também. Mas a pizza a taglio é mais informal e pode até ser mais barata, dependendo do lugar.

Em alguns lugares eles inclusive anunciam os ingredientes da massa, para mostrar que são de confiança. Mas se você topa qualquer pizza, vá na primeira pizzaria que encontrar. A gente garante que até agora não comemos uma pizza ruim sequer. A massa de todas elas eram deliciosas, lembrando uma espécie de biscoito crocante.

E a cobertura, o que esperar? Eu admito que antes eu tinha um receio. Sabia que a tradicional pizza italiana era só queijo e tomate e nem esperava variede nos sabores Se eles fossem como os parisienses, seguiriam a receita original e nos enxotariam se pedissemos algo diferente. Felizmente, não é o caso.

Uma pizzaria perto do Hostel onde estamos anuncia: a melhor cozinha do mundo é aquela que te cativa. É outra visão sobre a comilança, com bem menos frescura cerimônia. Alguns dos sabores que provamos ajudam a entender isso: lingüiça com batata e cogumelo porcini, rúcula com copa, abobrinha refogada com tomate, beringela com tomate e alho, carne de porco com champignon e tomate...todas deliciosas!

Para quem quer provar a massa apenas, as pizzarias costumam ter a pizza Marinara, que é só a massa com molho (sem queijo). Bom para intolerantes à lactose e mais baratas que as com recheio.

Pizza doce aqui, não é muito comum. Vi aqui a tal pizza genoveses, que é meio massudinha e com sabores doces. Pizza com carne de gado não é comum também (nada de pizza de estrogonofe!). Mas pizza com batata ganha o prêmio de mais bizarra! E sabem o que mais? É uma delícia!!! A batata é cortada fininha, provavelmente pré cozida e assa junto com a massa, ficando bem crocante.

A gente queria parar de falar de pizza, mas daqui a pouco a gente vai voltar para Paris e aí... Bem, vai levar um tempo pra se acostumar a ficar sem pizza a taglio.

PS: Ontem encontramos uma pizzaria, perto da Piazza Navona, com dois pedações de pizza e cerveja 0,66l por 9 euros. Delícia!






Nenhum comentário:

Postar um comentário