quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Os crepes da ira

Então...falta pouco para o embarque (7h e contando...). E nessas últimas horas, me vem à cabeça um episódio magistral dos Simpsons onde o Bart vai fazer intercâmbio na França. "Crepes da ira" - numa pegadinha com "As vinhas da ira", do John Steinbeck - é um daqueles episódios clássicos dos Simpsons e ainda garante a possibilidade de ouvir o Bart falando em francês.


Claro que a viagem do jovem Bartolomeu pela França não foi exatamente "merveilleuse". Lá ele acaba servindo de mão de obra escrava para dois donos de vinícola picaretas que obrigam o pobre Simpson a trabalhar esmagando uvas e até mesmo tomando vinho com anticongelante (uma ofensa terrível para os franceses).

O episódio é cheio de referências a cultura francesa e ainda tem uma história paralela onde os Simpsons recebem em Springfield um aluno de intercâmbio vindo diretamente da Albânia - mas que na verdade é um espião comunista. Mas a referência que mais me bate no episódio é quando Bart consegue escapar da vinícola e vai para Paris. Lá ele não consegue falar com ninguém sobre tudo que passou porque...ele não fala francês! Frustrado, o jovem Simpson sai pelas ruas praguejando e, quando menos percebe, está falando a graciosa língua de Île-de-France: "Eh! Mais, je parle Français maintenant! Incroyable!"

Recentemente um amigo meu falou para não se preocupar com o francês, Sendo exposto à língua e tendo as noções básicas, tudo que falta é dar aquele "clique" e sair por aí falando. Tipo o pequeno Bart - no meio da frustração de não entender nada, começar a falar com a naturalidade de quem nasceu no Loire.

C'est incroyable!


3 comentários:

  1. o lance é sempre acrescentar o "ê" no final das palavras...
    abracê do Guintê

    ResponderExcluir
  2. pela primeira vez na minha vida, fui demandado - por uma máquina - a "provar que eu não sou um robô"...

    ResponderExcluir