segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Cozinhando com Fernando Pureza

Depois de nos aventurarmos em alguns pratos franceses considerados tradicionais, resolvemos aproveitar o fato de estarmos em uma cidade que se quer cosmopolita e que mostra isso inclusive nos seus supermercados. Explico: nos grandes supermercados, você vai encontrar uma série incrível de temperos, principalmente asiáticos, assim é fácil variar a alimentação e experimentar sabores novos.

Imbuído desse espírito, e sendo um amante do curry, o Fernando pesquisou por receitas que utilizassem carne de porco (que não é muito cara aqui) e o seu querido tempero, chegando assim a essa receita aqui (em inglês, do site da BBC): Porco thai com curry de amendoim. Dá para fazer no Brasil, o mais difícil talvez seja a "manteiga de amendoim", talvez a Paçoquita cremosa dê conta, mas não sei se ela não é doce demais para o prato (a manteiga de amendoim "tradicional" é mais salgada do que doce). Mas vamos à receita para duas pessoas.

Ingrediente:
1 colher pequena de óleo
1 cebola cortada
1 pequeno punhado de coentro (não usamos - eu nunca sigo a receita!)
400 gramas de filé de porco em tiras (depende da fome da galera)
2 colheres de sopa de curry vermelho
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
1 colher de açúcar
1 colher de molho de soja
200 ml de leite de coco
80 gramas de baby corn (os milhozinhos, sabem?)
suco de um limão
100 ml de água
Arroz jasmin para acompanhar.

Modo de preparo:

Frite a cebola por um minuto, depois acrescente a carne, fritando-a por uns 5 minutos, até as iscas ficarem marrons (variável de panela para panela e de fogão para fogão).

Coloque o curry e a pasta de amendoin. Espere uns 30 segundos e coloque o açúcar, o molho de soja e o leite de coco. Acresce uns 100 ml de água. Deixe cozinhar por uns 15 minutos, em fogo baixo, com a panela fechada.



Remova a tampa, acrescente o baby corn e aumente o fogo.

Molho antes de reduzir (depois da redução, a aparência lembra muito o nosso conhecido strogonoff)
Cozinha por uns 3 minutos, até o milho ficar no ponto e o molho reduzir um pouco. Coloque então o suco de limão e confira os temperos (percebam que não colocamos sal individualmente). E voilá!

Para quem gosta de curry, é uma delícia. A gente, que também gosta muito de pimenta, ainda utilizou um desses molhos de pimentas thai, que são agridoces.

Não façam como a gente: comam salada em todas as refeições.


Chamei os cachorros, fácil. Taí a nova Palmirinha do 15éme!


PS: Procuramos na internet qual seria a bebida mais indicada para o prato (ui, harmonização. ui, esquerda caviar. mimimi), e descobrimos que deveria ser uma bebida "refrescante", ou uma cerveja Blanche, ou uma belga; para vinho, o branco Gewurztreminer. Optamos pelo último, e descobrimos que ele tem gosto de suco de abacaxi, mas que junto com o curry cai bem. No Brasil não sei se tem essa uva, vinho branco definitivamente nunca foi o meu forte, mas aqui eles são tão "não ácidos" que é fácil lidar com eles. Além disso, pela variedade de vinhos e de seus preços, é fácil tomar algo gostoso pagando um preço bem honeste (mas esse é assunto para outro post...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário