Eu confesso: eu flerto com o pop. Prontofalei! E assim que chegamos aqui, fomos expostos, quase diariamente a música "Prayer In C" da Lilly Wood.: tocava em todos os lugares, e todas às vezes que entravamos no Monoprix era ela que embalava as nossas compras na ilha de queijo (às vezes era Chico Buarque). Não sei se ela toca no Brasil, imagino que sim, mas de tanto ser exposta a dita canção, acabei me apegando. Afinal, é um popzinho super sincero!
Fomos descobrir o nome da música assistindo a um canal de clipes que eles têm aqui (estilo TVZ do Multishow, mas sem o sertanejo universitário - mas com músicas tão ruins quanto) e foi assim que conhecemos o que se consome de música pop em território francês. E, claro, tem coisas ruins, muito ruins e algumas até bem legais. Muitas delas acabei descobrindo o nome graças a Billboard francesa e esse post é para dividir com vocês algumas das músicas populares por aqui para ver o que vocês acham do pop francês (que é cantado em inglês, muitas vezes).
"Prayer In C" (Lilly Wood & The Pricks and Robin Schulz)
A dupla francesa está disputando os primeiros lugares nas paradas desde agosto, saindo do primeiro lugar em raríssimos casos. A canção também fez/faz sucesso em outros lugares da Europa, e foi produzida junto com o DJ alemão Robin Schulz. O clipe é uma coisa meio Halloween, meio Dia dos Mortos, no meio da cidade. Confessar-vos-ei que acho bem gracinha.
"La legende Black" (Black M. feat Dr Meriz)
Black M é um rapper franco-ganês que faz algum sucesso por aqui e canta... em francês! Outra famosa canção dele é "Sur ma route". Já o Dr. Meriz é um rapper malês, que fez várias parcerias por cá. O clipe faroeste tem suas qualidades - o Fernando acha ele engraçadinho.
"Habits" (Tove Lo)
Já a Tove Lo é sueca, e a canção e o clipe fazem o estilo "vida loca" (adoro o foco narrativo do clipe, super balada-real).
"Color Gitano" (Kendjic Girac)
O Kendjic Girac é um cantor francês nascido em 1996. Repito, em 1996. Ganhou alguma coisa no The Voice local e lançou seu disco em setembro, emplacando já duas canções nas paradas de sucesso. Mas essa mistura meio latina meio cigana é difícil de engolir... (música uó!). E a pergunta central é: quantos ciganos gatos vocês já conheceram em suas vidas? Cigano Ígor não vale, hein.
Soprano é um rapper francês de origem camaronesa.Essa música escutamos bastante em Bruxelas e todas vez que escuto ela tenho vontade de sair saltitando.
"Profiter de ma life" (Maska, Black M. and Dr. Beriz)
Maska é francês e faz parceria aqui com os já citados Black M. e Dr. Beriz. Não está nas paradas da Billboard mas escutamos bastante por aqui nos mais variados lugares.
"Champs Elysées" (ZAZ)
A ZAZ é mais ou menos conhecida no Brasil e nesta semana lançou o seu novo álbum, "Paris", no qual ela canta, bem, a cidade luz. Esse foi o clipe divulgado até agora, e apesar de super gracinha, cantar a Champs Elysées é meio uó, já que é uma avenida bem uó. Quero ver ela cantar a Faubourg Saint-Denis, a Oberkampf... (mas eu gosto de ZAZ, só para constar).
O pop francês tem lá e cá sua zueirinha, claro. Mas vale salientar que tem uma grande quantidade de franco-africanos nele e são eles os que cantam em francês (as mais hypadinhas cantam em inglês), o que marca um lugar de fala bem interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário