24 horas depois, Roma agrada muito o turista que se vira nos trinta com pouca grana. Os passeios não são exorbitantes de preço (Paris é bem mais, gente) e dá até pra fazer passeios a pé pelas praças, fontes e igrejas romanas. Tudo isso é de graça e nos piace moltissimo.
Mas tem algumas coisinhas que fazem de Roma um lugar que realmente vale cada sestércio gasto (só pra avisar, as fotos são de celular mesmo):
1) Sorvete
O gelato italiano é um tapa na cara de qualquer sorvete que a gente tenha comido no Brasil. Em alguns lugares mais turísticos, por cerca de 3 euros vocês podem comer essas delícias (casca ou copinho). Cremoso, geladinho e muuuito doce.
2) Cerveja de 600ml (e a buono mercatto):
Os italianos são mais famosos pelo vinho e pelo aperol do que pela cerveja. Mas por 3 euros dá para tomar uma Peroni de 0,66l, como eles dizem. Não é a melhor cerveja do mundo, mas nesse outono mediterrânico tem caído muito bem! Mas é bom se ligar: depois das 22h, nada de garrafa de vidro na rua.
3) Fontes:
Roma samba na cara de São Paulo. A cada esquina, uma fonte jorra uma Cantareira inteira. Além disso, elas são sempre muito bonitas. Infelizmente, a Fontana di Trevi está interditada, mas tem dezenas de outras espalhadas pela cidade.
4) SPQR:
Isso vale só para quem é meio obcecado com História mesmo. Toda obra pública retoma o SPQR (ou Senatus Populusque Romanus, ou "O Senado e o Povo de Roma"). Essa era uma inscrição latina, que existe em Roma desde os primórdios da República, lá pelo século VI aC. E tá ali ainda hoje, nos bueiros e postes. Muita emoção - embora a Juliane discorde.
5) Copo de vinho:
Não, não é taça, é copo mesmo. Eles vendem em qualquer lugar copinhos industrializados de vinho e tem tinto, ou rosé. Não tomamos, então não sei se recomendo. Mas uma dica que já sabemos é que para tomar vinho bom e barato, melhor sempre pedir o vinho da casa.
6) Bicas:
Compre apenas uma garrafa d'agua em Roma. Quando ela acabar, dê uma volta pelo quarteirão e procure uma das muitas bicas d'agua que jorram incessantemente (chora, SABESP!). A água é limpa e geladíssima e todo mundo usa, bem de boa. Comprar água mineral aqui, só se for no desespero mesmo.
7) Pizzas:
As pizzas italianas são um mundo à parte. A massa é sempre caseira e deliciosa, não importa onde você compre a pizza. Tem sido nosso alimento básico aqui (deliciosas e baratas). Amanhã quero falar um pouco mais delas, então por ora, fica só uma foto de uma Margherita que comi ontem (e sim, a mozzarella é um espetáculo!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário