Para quem vem do sul dos trópicos como Fernando e eu, o inverno é um conhecido: temperaturas de 10 a 5 graus a gente conhece (sendo esta última é cada vez mais rara). Sabíamos que aqui o frio seria diferente, mas antes da coisa acontecer é difícil saber qual seria essa diferença e vimos muitas, e descobrimos o mais legal: todos os frios são singulares.
Nosso primeiro frio foi em Bruxelas, ainda em outubro: em Paris ainda usavamos casacos leves, enquanto na capital belga o vento gélido e a garoa fria eram a tônica. Naquela época, o sol até esquentava, mas a temperatura ficava em torno dos 8 graus. A grande diferença fica por conta dos aquecedores, isso muda tudo! Dá para comer sorvete e tomar ceva sem medo.
Em Paris, menos de 2 graus não pegamos, e quase sempre sem chuva. O problema é a falta de sol (e quando ele aparece não esquenta!), logo ficar na rua é bastante frio e desagradável. Em compensação dentro dos lugares é uma quentura!
Em Cracóvia e Praga a coisa é feia: sensações térmicas negativas, nenhum sol e nemhuma sensação de luz solar, só uma neblina baixa o dia inteiro e a noite começando às 16h (em Paris é às 17h e pouco, com amanhecer às 8:30). Nessas duas cidades ficar na rua é complicado, mas dentro dos lugares, bem, aquela delícia, dá até para ficar de manga curta!
Em Roma e Barcelona, cidades mais quentes, não chegamos a pegar muito frio, mas passamos frio! Explico: em Roma estava um outono gaúcho, meio quente e meio frio e com chuva e com sol e sem aquecedor. Já em Barcelona pegamos uns 10 graus, com algum sol (que esquenta pouco!) mas com aquecedores meio ruins. Resultado: eu, particularmente, passei bastante frio, um frio bem estilo Porto Alegre. Umidade e frio, gente. Total Poa feelings!
Agora em Berlim, às vésperas do início do inverno europeu, vimos um inverno completamente diferente: temperatura em torno dos 4 graus, muito vento, sensação térmica de -1, chuvinha e... Neve! Foi pouquinho, mas já deu para ter uma ideia de que neve só é glamurosa em filmes de Natal.
Congelando no Portão de Brandenburgo |
Amanhã começa o inverno aqui no hemisfério norte. Vai que neva mais, vai que não... Mas essa sensação de um natal no meio do inverno mexe com o nosso imaginário tropical. Aqui, a estética do frio é dominante. Aqui, o inverno está chegando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário